O Instituto de Doenças Renais (IDR) do Hospital Divina Providência realizou, pelo quinto ano consecutivo, uma ação de esclarecimentos e alerta sobre as doenças renais. O evento aconteceu dia 13 de março, das 9h às 11h e das 14h às 16h no saguão do andar térreo do Hospital, com enfermeiras e nutricionistas disponíveis para medição de pressão, orientação sobre os cuidados para evitar doenças renais, e dicas para uma alimentação mais saudável, além de medição do IMC (Índice de Massa Corpórea).

Hoje, uma em cada dez pessoas no mundo sofre de Doenças Renais Crônicas em sua maioria idosos. A dona de casa, Jaqueline Carvalho, de 50 anos, foi atendida pela equipe do evento. Mediu a pressão e tirou algumas dúvidas pois já tem um caso de doença renal na família. “Esse tipo de atendimento é essencial para todas as pessoas, principalmente para quem não tem recursos e não faz exames periódicos. Eu estou com a pressão alta e nem sabia.”

“…o uso de medicamentos muito fortes e infecção constante nos rins pode levar à Insuficiência Renal Crônica”.

Dia Mundial do Rim

Dia Mundial do Rim

A enfermeira Selma Bolacel conta que o primeiro evento pelo Dia Mundial do Rim foi realizado pelo IDR em 2009. Na ocasião, foi apresentado o tema em uma palestra para os funcionários do Divina. Nos três anos seguintes as ações aconteceram na Estratégia de Saúde da Família Nossa Senhora de Belém. Em 2014, foi escolhido o saguão do térreo do Hospital, pela maior abrangência de público e pela estrutura oferecida.

“A Doença Renal pode ser causada principalmente por hipertensão, diabetes, doenças autoimunes, rim policístico e fatores genéticos”, explica Selma. Ainda segundo a enfermeira, o uso de medicamentos muito fortes e infecção constante nos rins pode levar à Insuficiência Renal Crônica. As ações do Dia Internacional do Rim acontecem anualmente, geralmente na segunda semana de março, em todo o mundo.

Dia Mundial do Rim

Dia Mundial do Rim